A importância de calibrar os pneus regularmente foi o tema do programa Tira-Dúvidas do Portal do Quatro Rodas.
Os freios param as rodas, mas são os pneus que efetivamente param o veículo. Assim como outros itens de segurança, os pneus devem ser constantemente verificados pelo proprietário ou condutor do veículo. Isso inclui a calibragem dos pneus conforme a frequência e as orientações fornecidas pelo manual do fabricante do veículo. Esse foi o tema abordado no programa Tira-Dúvidas do Portal do Trânsito.
De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, os pneus só funcionam adequadamente quando calibrados, o que é um consenso entre os especialistas.
“A engenharia por trás dos pneus vem sendo aprimorada ao longo de décadas. E muito mais do que proporcionar conforto aos passageiros, os pneus são fundamentais para tração, estabilidade e frenagem. Ou seja, o funcionamento básico dos veículos depende diretamente dos pneus”, explica Mariano.
Por isso, segundo o especialista, eles merecem atenção especial. “Nada de usar pneus fora das recomendações dos fabricantes (do veículo e dos pneus), muito menos rodar com problemas de balanceamento ou geometria, ou com pressão incorreta”, orienta.
Mariano recomenda que o condutor esteja sempre atento às condições do veículo que dirige. “É um cuidado do proprietário e do condutor. Mas é do condutor essa responsabilidade que está diretamente ligada à segurança. Aproveitar o momento do abastecimento é uma boa oportunidade para conferir a pressão dos pneus, inclusive do estepe”, conclui o especialista.
Cuidados com os Pneus
Alguns pneus ainda são equipados com câmara de ar, mas pneus sem câmara são mais seguros. Veja os principais cuidados que devem ser tomados:
Calibrar os pneus regularmente: Especialmente antes de viagens, obedecendo às recomendações do fabricante. Pressões incorretas, principalmente abaixo do normal, causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo.
Calibrar com os pneus frios: Para garantir a pressão correta, os pneus devem ser calibrados quando estiverem frios.
Balanceamento e alinhamento: Fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção sempre que trocar os pneus ou notar vibrações no veículo e oscilações no volante. Alinhamento incorreto pode causar desgaste prematuro, reduzindo significativamente a durabilidade dos pneus.
Verificação do estepe: O pneu de reserva deve estar sempre em perfeitas condições.
Inspeção após impactos: Sempre que “bater” com os pneus em buracos na pista, leve-os para um especialista examinar. Esse tipo de incidente pode danificar as fibras internas do pneu, causando bolhas nas laterais e pontos fracos que diminuem muito a segurança.